PokéPédia
Advertisement
Logotipo brasileira da Série X e Y.png

A Série XY (Japonês: ポケットモンスターXY Pocket Monsters XY; Inglês: Pokémon the Series: XY) é a sexta série do anime de Pokémon. É sequência da Série Preto e Branco e foi sucedida pela Série Sol e Lua.

Foi transmitida entre 17 de Outubro de 2013 e 10 de Novembro de 2016 no Japão. Nos EUA, entre 18 de Janeiro de 2014 a 28 de Janeiro de 2017, enquanto que no Brasil, entre 2 de Março de 2015 e 18 de Maio de 2017.

A série é baseada nos eventos dos jogos da série principal da sexta geração.

Tal como acontece com as séries anteriores, a Série XY começa apenas com Ash Ketchum, partindo para uma nova região com seu Pikachu enquanto usa um novo conjunto de roupas. Juntando-se a ele desta vez estão Serena, uma nova treinadora que conheceu Ash na infância; Clément, um aspirante a inventor e cientista que também é o líder do ginásio de Lumiose; e Bonnie, a irmã mais nova de Clément. Jessie, James e Meowth continuam a seguir Ash e seus amigos pela região de Kalos, e voltaram aos seus objetivos mais tradicionais: a captura de Pikachu e outros Pokémon de Ash, embora suas aparições sejam menos frequentes, assim como na Série Preto e Branco. O Wobbuffet de Jessie retorna à sua equipe.

Esta série também apresenta os Especiais da Mega Evolução, uma série de episódios especiais que contam as aventuras de um treinador chamado Alain, que está trabalhando para encontrar Mega Pedras e busca derrotar todos os Pokémon Mega Evoluídos usando seu Mega Charizard X. Na temporada XY&Z, a jornada de Ash e seus amigos continua enquanto sua história se funde com o enredo dos Especiais da Mega Evolução, com o grupo se envolvendo com o Pokémon Lendário Zygarde e a organização vilã Equipe Flare.

Episódios da Série XY são numerados com o prefixo XY na PokéPédia. Para uma lista completa, veja todos os episódios da Série XY.

Temporadas

Filmes

Personagens

Protagonistas

Antagonistas

Personagens de apoio

Curiosidades

  • Um novo estilo de arte foi estabelecido no início da série. Uma diferença notável é que os fundos de 'efeito' de estoque foram quase totalmente removidos (aparecendo apenas quando um personagem principal captura um Pokémon, sempre que Ash ou Serena ganham uma Insígnia de Ginásio ou Chave da Princesa, respectivamente, e quando a Equipe Rocket recita seu lema). Além disso, os modelos de personagens (como visto nas artworks) são ligeiramente mais altos e mais magros em comparação com as séries anteriores. Além disso, muito parecido com os jogos da série principal da Terceira Geração em diante, uma tela de VS aparece antes no início de algumas batalhas e exibições. Semelhante a Série Preto e Branco, Ash recebe um redesign físico, agora com marcas de nascença mais suaves e ligeiramente menores em suas bochechas, seu cabelo cobre o topo das orelhas e é mais espetado, e ele tem mais mechas na testa.
  • Esta série foi marcada no Brasil pela troca de vozes da dublagem dos personagens principais pela primeira vez. A partir da 19ª temporada e do 19º filme, Pokémon passou a ser dublado no Rio de Janeiro, no MG Studios. Os atores paulistas originais foram totalmente substituídos, inclusive os que dublavam o anime desde a primeira temporada.
    • Parte da razão pela qual a dublagem mudou de cidade é porque Fábio Lucindo, dublador de Ash, se mudou para Portugal em 2015, e a DuArt Media Services assumiu a produção da dublagem latino-americana da SDI Media Poland.
  • Depois que a dublagem mudou completamente para o Rio de Janeiro:
    • Charles Emmanuel começou a dublar Ash.
    • Bruna Laynes conseguiu o papel de Serena.
    • Yan Gesteira faz a voz de Clément.
    • E Luiza Cesar dubla sua irmã Bonnie.
    • José Augusto Sendim e Raphael Rosatto são as novas vozes do narrador e da Pokédex, respectivamente.
    • Jessie agora é dublada por Flávia Saddy.
    • James por Thiago Fagundes.
    • A nova dublagem de Meowth é de Sérgio Stern.
    • Outras vozes incluem Mariana Torres como a oficial Jenny, Ronaldo Julio como Giovanni, Bruno Rocha como Lysandre, Luisa Palomanes como a Enfermeira Joy e Hannah Buttel como Miette. Além disso, Márcio Simões, que dublou Meowth nos primeiros filmes, voltou como Geleca. Mário Jorge Andrade (dono da voz de Xerosic) dirigiu os primeiros 26 episódios antes de Felipe Drummond (dono da voz de Alain) substituí-lo. Eduarda Ribeiro é a nova tradutora.
  • Esta é a série mais curta do anime, com 140 episódios.
{{{Imagem1}}} {{{Imagem2}}} {{{Imagem3}}}
Clique aqui para conferir a galeria completa de Série XY
Séries do anime de Pokémon
Séries O inícioOuro e PrataRubi e SafiraDiamante e PérolaPreto e BrancoXYSol e LuaJornadas
Outras Pokémon CrônicasEspeciaisO Retorno de MewtwoO Mentor do Pokémon Miragem
Minisséries OriginsGeraçõesTwilight WingsPokétoonEvoluções
Advertisement