FANDOM

005MS#005 Charmeleon LISTA DE POKÉMON #007 Squirtle → 007MS

#006 Charizard
リザードン Lizardon
006Charizard
DADOS BÁSICOS
Categoria Pokémon Chama
Tipo(s) Tipo Fogo Tipo Voador
Gênero 87,5% MachoIcone.png / 12,5% F%C3%AAmeaIcone.png
Altura 1,7 m
Peso 90,5 kg
HABILIDADE
Regular(es) Chama
Hab. oculta Poder Solar
GALERIA DE IMAGENS

#006 Charizard
リザードン Lizardon
006Charizard-Mega X
DADOS BÁSICOS
Categoria Pokémon Chama
Tipo(s) Tipo Fogo Tipo Dragão
Altura 1,7 m
Peso 110,5 kg
HABILIDADE
Regular(es) Tough Claws
GALERIA DE IMAGENS

#006 Charizard
リザードン Lizardon
006Charizard-Mega Y
DADOS BÁSICOS
Categoria Pokémon Chama
Tipo(s) Tipo Fogo Tipo Voador
Altura 1,7 m
Peso 100,5 kg
HABILIDADE
Regular(es) Calor Desértico
GALERIA DE IMAGENS

#006 Charizard
リザードン Lizardon
006Charizard-Gigantamax
DADOS BÁSICOS
Categoria Pokémon Chama
Tipo(s) Tipo Fogo Tipo Voador
Altura 28,0 m
Peso  ??? kg
HABILIDADE
Regular(es) Chama
Hab. oculta Poder Solar
GALERIA DE IMAGENS

Charizard (Japonês: リザードン Lizardon) é um Pokémon dos tipos Fogo e Voador introduzido na Primeira Geração.

Evolui de Charmeleon a partir do nível 36. É a forma final de Charmander.

Pode megaevoluir para Mega Charizard X ao utilizar a Charizardite X e para Mega Charizard Y ao utilizar a Charizardite Y.

Possui uma forma Gigantamax.

Biologia

Fisiologia

Ao contrário de suas pré-evoluções, tem asas que lhe permite voar, é um pokemon muito parecido com um dragão. Como suas formas anteriores, é bípede e tem uma longa cauda com uma chama que só se apaga quando ele morre. Tem três garras extremamente afiadas, dígitos distintos, um longo pescoço, e dois chifres salientes na parte de trás de sua cabeça. A frente de suas duas asas é azul-petróleo, enquanto a traseira é laranja como a maior parte de seu corpo. Embora pouco visível, a iris de Charizard é azul de cor clara.

Como Mega Charizard X, sua pele fica preta com um lado azul da mandíbula inferior até a ponta da cauda. Ele ganha duas curvas, pontos azuis em cada ombro e as pontas de seus chifres ficar azul também. Agora, há dois pontos curvados na parte de trás do seu pescoço. As bordas das suas asas são divididos em seções grandes, arredondadas e da articulação tem um pico curvado sobre ele. Mega Charizard X respira chamas azuis os lados de sua boca, e a chama em sua cauda agora queima azul com o aumento do calor também.

Como Mega Charizard Y, um terceiro chifre cresce na parte de trás de sua cabeça entre os dois, que agora são mais curtos. As pequenas asas desenvolver em seus pulsos, enquanto os em suas costas se tornam maiores e agora têm bordas irregulares. Existem várias espinhas ao longo do comprimento da cauda. Ele mantém o seu creme de baixo, mas agora se estende até o seu maxilar inferior. Mega Charizard Y é dito ter incrível proeza de vôo, podendo alcançar alturas incríveis.

Linha evolutiva

004Charmander
Estágio inicial
Charmander
Tipo Fogo
Bag Rare Candy Sprite
Nível 16
005Charmeleon
Primeira evolução
Charmeleon
Tipo Fogo
Bag Rare Candy Sprite
Nível 36
006Charizard
Segunda evolução
Charizard
Tipo Fogo Tipo Voador

Nos jogos

Em Pokémon Red e Blue (ou Green) e Pokémon FireRed e LeafGreen, Charizard, sendo a forma evoluída final de Charmander, só aparece se você escolher o mesmo como seu Pokémon inicial, nas outras versões há vários meios diferentes de obtê-lo, seja com cheats (códigos) ou após derrotar a Elite Quatro.

No anime

Charizard de Ash

800px-Ash and Charizard

No anime, Ash e seus amigos encontram um Charmander em uma rocha, aguardando seu treinador em Charmander, o Pokémon Perdido. Mais tarde ocorreu uma tempestade e como Charmander é um Pokémon de fogo, ele correu um enorme risco de perder vida em meio àquela tempestade, nesse episódio ele poderia ter morrido se sua chama apagase. Ash o resgatou e o levou para um centro Pokémon. Apesar de salvo, o Charmander foge do Centro e retorna à sua pedra, esperando por seu treinador, que o tinha enganado, dizendo ao pokémon que voltaria para buscá-lo, mas acabou abandonando-o. Depois que descobriu da farsa, Charmander decide acompanhar Ash e o time, para demonstrar sua gratidão.

Quando o Charmander de Ash Ketchum evolui para Charmeleon no episódio A Marcha dos Exeggutors, sua personalidade muda completamente. Ele torna-se um pokémon muito desobediente e somente batalha quando está com vontade. Acredita-se que a desobediência começou quando Ash ordenou Charmeleon a fazer muitas coisas depois de ter evoluído, ao invés de parabenizá-lo. Irritado, lança uma bola de fogo na cara de Ash.

O Charmeleon evolui no episódio O Ataque dos Pokémon Pré-históricos onde Ash e a Equipe Rocket descobrem um grupo de pokémons fósseis que se acreditava que estavam extintos, onde Charmeleon foi chamado de sua pokébola para proteger Ash de um Aerodactyl que tinha a intenção de devorá-lo. Ash foi salvo pelo já evoluído Charizard, mas não ficou claro se o Charmeleon evoluí para resgatar Ash ou se era para derrotar o Aerodactyl, que estava quase derrotando-o.

No mangá

Charizard de Green

Blue Charizard Adventures

Green, é o principal rival de Red em Pokémon Adventures, é dono de um Charizard. É a forma final evoluída de seu Charmander, seu Pokémon inicial. Com a sua capacidade aumentada para a batalha tanto com a força aumentada e sua capacidade de vôo, ele provou ser um recurso valioso para Green, na Liga Pokémon, o Venusaur de Red derrotou ele.