Nº 144 Articuno
Furīzā フリーザー
144Articuno.png
Dados
Tipo(s): Gelo Voador
Gênero: Sem gênero
Altura: 1,7m
Peso: 55,4kg
Habilidade(s)
Galeria

Articuno (em Japonês: フリーザー Freezer) é um Pokémon Lendário do tipo Gelo e Voador que junto de Moltres e Zapdos fazem o Trio das Aves Lendárias.

Biologia

Fisiologia

Articuno toma a forma de um grande pássaro de plumagem predominantemente azul. Sua coloração é um ciano em sua cauda serpentina com uma crista na cabeça. Sua crista na cabeça é simples, consistindo de três em forma de losango de penas em sua testa. Seu corpo é um azul céu, crescendo mais leve no peito da barriga. Sua característica mais marcante são as suas grandes asas, que parecem que são feitas de gelo.

Habilidades Especiais

Quando Articuno bate suas asas, ele pode esfriar a unidade do ar em torno dele, fazendo com que caia neve.

Comportamento

Articuno é um dos pássaros lendários de Kanto. Articuno é mais passivo do que suas contrapartes são devido ao seu isolamento nas montanhas mais altas, Articuno não gosta de lutar. Ele é descrito como sendo espetacular em vôo com sua cauda longa atras dele, e suas asas brilhantes como gelo. Dizem que ele pode fazer nevar quanto voa, e tem a capacidade potencial de criar nevascas.

Pokédex

Pode criar nevascas congelando a umidade do ar. Dizem que suas asas são feitas de gelo. Com uma cauda longa e brilhante, sua forma de voar é magnífica. Ele aparece para pessoas perdidas em montanhas congeladas.

Evolução

722Rowlet.png
Rowlet
Grama

No Anime

Articuno no Anime.

Filme 2

Articuno apareceu pela primeira vez no filme Pokémon 2000: O Poder de Um aonde Lawrence III tenta capturar Articuno e as outras duas aves lendárias.

Articuno de Noland

Noland usa seu Articuno em Articuno, o Número Um e em O Símbolo da Vida na batalha contra o Charizard de Ash.

No Mangá

Articuno apareceu selando-se em um bloco de gelo quando detecta a presença de um inimigo. E Ele odeia lutar. No entanto, no Volume 3 de Pokémon Adventures, a Equipe Rocket conseguiu temporariamente se apossar dee, junto com Moltres e Zapdos. Foi usado por Koga que tentou matar Red e Green, e então, conseguiu congelá-los, mas que acabou sendo desnecessário, pois o Charizard de Green estava do lado de fora do prédio em que estavam, logo, o gelo derreteu. Depois de sua derrota, ele desaparece por causa do Alakazam de Sabrina e foi fundido com Zapdos e Moltres, formando o Qui-Fi-Zer, uma combinação que se mostrou quase imparável até Saur, o Ivysaur de Red o jogar para fora da parede, e foi derrotado por Blasty, O Blastoise de Blue, O Charizard de Green e Saur. Ele finalmente recupera a sua liberdade após a derrota e divide de seus companheiros pássaros.

Muito mais tarde, na saga Gold/Silver, ele reaparece sob posse de Blue com os seus companheiros do trio, Red pega Articuno emprestado de Blue, e Green pega Zapdos, para derrotar Will e Karen, que estavam dominado os três com Ho-Oh e Lugia. E depois disso tudo, ele não apareceu mais.

Curiosidades

Geral

  • Em Red, Blue e Yellow, assim como FireRed e LeafGreen, há binóculos no portão que separa Fuchsia City da Rota 15, através do qual Articuno pode ser visto voando em direção ao mar. Em um lapso de continuidade, ou, possivelmente, devido à fiscalização pelos designers, ainda é visível nos binóculos, se for capturado ou derrotado nas Ilhas Seafoam.
  • Em Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Time e Explorers of Darkness, é o único em seu trio que não pode ser encontrado a menos que o jogador tenha uma senha.
  • Articuno foi o último Pokémon da primeira geração a ser introduzido no anime, e é o único que não aparece na 1ª temporada. (Mew é o último, se as suas aparições em filmes não são contadas).

Nome

  • Articuno é uma óbvia combinação de Artic (Ártico) e Uno (Um)
  • Freezer é Freezer, literalmente.
Nº 143: Snorlax Pokédex Nacional Nº 145: Zapdos
Pokémon Lendários
Primeira Geração 144MS.png145MS.png146MS.png150MS.png
Segunda Geração 243MS.png244MS.png245MS.png249MS.png250MS.png
Terceira Geração 377MS.png378MS.png379MS.png380MS.png381MS.png382MS.png383MS.png384MS.png
Quarta Geração 480MS.png481MS.png482MS.png483MS.png484MS.png485MS.png486MS.png487AMS.png488MS.png
Quinta Geração 638MS.png639MS.png640MS.png641MS.png642MS.png643MS.png644MS.png645MS.png646MS.png
Sexta Geração 716MS.png717MS.png718MS.png
Sétima Geração 772MS.png773MS.png785MS.png786MS.png787MS.png788MS.png789MS.png790MS.png791MS.png792MS.png800MS.png
Oitava Geração 888MS.png889MS.png890MS.png891MS.png892MS.png894MS.png895MS.png896MS.png897MS.png898MS.png