FANDOM

Articuno
Furīzā フリーザー
144Articuno
DADOS BÁSICOS
Tipo(s) Tipo GeloTipo Voador
Gênero Sem gênero
Altura 1,7 m
Peso 55,4 kg
Cor Azul     
Corpo 9
Pegada 25px
Grunhido 50px
HABILIDADE
GALERIA DE IMAGENS

Articuno (em Japonês: フリーザー Freezer) é um Pokémon Lendário do tipo Gelo e Voador que junto de Moltres e Zapdos fazem o Trio das Aves Lendárias.

Biologia

Fisiologia

Articuno toma a forma de um grande pássaro de plumagem predominantemente azul. Sua coloração é um ciano em sua cauda serpentina com uma crista na cabeça. Sua crista na cabeça é simples, consistindo de três em forma de losango de penas em sua testa. Seu corpo é um azul céu, crescendo mais leve no peito da barriga. Sua característica mais marcante são as suas grandes asas, que parecem que são feitas de gelo.

Habilidades Especiais

Quando Articuno bate suas asas, ele pode esfriar a unidade do ar em torno dele, fazendo com que caia neve.

Comportamento

Articuno é um dos pássaros lendários de Kanto. Articuno é mais passivo do que suas contrapartes são devido ao seu isolamento nas montanhas mais altas, Articuno não gosta de lutar. Ele é descrito como sendo espetacular em vôo com sua cauda longa atras dele, e suas asas brilhantes como gelo. Dizem que ele pode fazer nevar quanto voa, e tem a capacidade potencial de criar nevascas.

Pokédex

Pode criar nevascas congelando a umidade do ar. Dizem que suas asas são feitas de gelo. Com uma cauda longa e brilhante, sua forma de voar é magnífica. Ele aparece para pessoas perdidas em montanhas congeladas.

Evolução

Este Pokémon não evolui.

144Articuno
Não possui evolução
Articuno
Tipo GeloTipo Voador

No Anime

Noland Articuno

Articuno no Anime.

Filme 2

Articuno apareceu pela primeira vez no filme Pokémon 2000: O Poder de Um aonde Lawrence III tenta capturar Articuno e as outras duas aves lendárias.

Articuno de Noland

Noland usa seu Articuno em Articuno, o Número Um e em O Símbolo da Vida na batalha contra o Charizard de Ash.

No Mangá

Articuno apareceu selando-se em um bloco de gelo quando detecta a presença de um inimigo. E Ele odeia lutar. No entanto, no Volume 3 de Pokémon Adventures, a Equipe Rocket conseguiu temporariamente se apossar dee, junto com Moltres e Zapdos. Foi usado por Koga que tentou matar Red e Green, e então, conseguiu congelá-los, mas que acabou sendo desnecessário, pois o Charizard de Green estava do lado de fora do prédio em que estavam, logo, o gelo derreteu. Depois de sua derrota, ele desaparece por causa do Alakazam de Sabrina e foi fundido com Zapdos e Moltres, formando o Qui-Fi-Zer, uma combinação que se mostrou quase imparável até Saur, o Ivysaur de Red o jogar para fora da parede, e foi derrotado por Blasty, O Blastoise de Blue, O Charizard de Green e Saur. Ele finalmente recupera a sua liberdade após a derrota e divide de seus companheiros pássaros.

Muito mais tarde, na saga Gold/Silver, ele reaparece sob posse de Blue com os seus companheiros do trio, Red pega Articuno emprestado de Blue, e Green pega Zapdos, para derrotar Will e Karen, que estavam dominado os três com Ho-Oh e Lugia. E depois disso tudo, ele não apareceu mais.

Curiosidades

Geral

  • Em Red, Blue e Yellow, assim como FireRed e LeafGreen, há binóculos no portão que separa Fuchsia City da Rota 15, através do qual Articuno pode ser visto voando em direção ao mar. Em um lapso de continuidade, ou, possivelmente, devido à fiscalização pelos designers, ainda é visível nos binóculos, se for capturado ou derrotado nas Ilhas Seafoam.
  • Em Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Time e Explorers of Darkness, é o único em seu trio que não pode ser encontrado a menos que o jogador tenha uma senha.
  • Articuno foi o último Pokémon da primeira geração a ser introduzido no anime, e é o único que não aparece na 1ª temporada. (Mew é o último, se as suas aparições em filmes não são contadas).

Nome

  • Articuno é uma óbvia combinação de Artic (Ártico) e Uno (Um)
  • Freezer é Freezer, literalmente.
143MS #143 Snorlax LISTA DE POKÉMON 145MS #145 Zapdos →
POKÉMON LENDÁRIOS E MÍTICOS
1ª GERAÇÃO 2ª GERAÇÃO 3ª GERAÇÃO 4ª GERAÇÃO
144MS 145MS 146MS
150MS 151MS
243MS244MS 245MS
249MS 250MS 251MS
377MS378MS 379MS
380MS 381MS 382MS
383MS 384MS 385MS
480MS 481MS 482MS
483MS 484MS 485MS
486MS 487AMS 488MS
489MS 490MS 491MS
492AMS 493MS
494MS 638MS 639MS
640MS 641MS 642MS
643MS 644MS 645MS
646MS 647MS 648MS
649MS
716MS 717MS 718MS
719MS 720MS 721MS
772MS 773MS 785MS
786MS 787MS 788MS
789MS 790MS 791MS
792MS 800MS 801MS
802MS 807MS 808MS 809MS
000MS 000MS