Nº 144 Articuno
Furīzā フリーザー
144Articuno.png
DADOS
Categoria Pokémon {{{Categoria}}}
Tipo(s) {{Gelo|inline-block|none}} {{Voador}}
Gênero Sem gênero
Altura 1,7m
Peso 55,4kg
HABILIDADE(S)
Regular(es) {{{Hab1}}}

Articuno (em Japonês: フリーザー Freezer) é um Pokémon Lendário do tipo Gelo e Voador que junto de Moltres e Zapdos fazem o Trio das Aves Lendárias.

Biologia

Fisiologia

Articuno toma a forma de um grande pássaro de plumagem predominantemente azul. Sua coloração é um ciano em sua cauda serpentina com uma crista na cabeça. Sua crista na cabeça é simples, consistindo de três em forma de losango de penas em sua testa. Seu corpo é um azul céu, crescendo mais leve no peito da barriga. Sua característica mais marcante são as suas grandes asas, que parecem que são feitas de gelo.

Habilidades Especiais

Quando Articuno bate suas asas, ele pode esfriar a unidade do ar em torno dele, fazendo com que caia neve.

Comportamento

Articuno é um dos pássaros lendários de Kanto. Articuno é mais passivo do que suas contrapartes são devido ao seu isolamento nas montanhas mais altas, Articuno não gosta de lutar. Ele é descrito como sendo espetacular em vôo com sua cauda longa atras dele, e suas asas brilhantes como gelo. Dizem que ele pode fazer nevar quanto voa, e tem a capacidade potencial de criar nevascas.

Pokédex

Pode criar nevascas congelando a umidade do ar. Dizem que suas asas são feitas de gelo. Com uma cauda longa e brilhante, sua forma de voar é magnífica. Ele aparece para pessoas perdidas em montanhas congeladas.

Evolução

722Rowlet.png
Rowlet
{{Grama}}

No Anime

Articuno no Anime.

Filme 2

Articuno apareceu pela primeira vez no filme Pokémon 2000: O Poder de Um aonde Lawrence III tenta capturar Articuno e as outras duas aves lendárias.

Articuno de Noland

Noland usa seu Articuno em Articuno, o Número Um e em O Símbolo da Vida na batalha contra o Charizard de Ash.

No Mangá

Articuno apareceu selando-se em um bloco de gelo quando detecta a presença de um inimigo. E Ele odeia lutar. No entanto, no Volume 3 de Pokémon Adventures, a Equipe Rocket conseguiu temporariamente se apossar dee, junto com Moltres e Zapdos. Foi usado por Koga que tentou matar Red e Green, e então, conseguiu congelá-los, mas que acabou sendo desnecessário, pois o Charizard de Green estava do lado de fora do prédio em que estavam, logo, o gelo derreteu. Depois de sua derrota, ele desaparece por causa do Alakazam de Sabrina e foi fundido com Zapdos e Moltres, formando o Qui-Fi-Zer, uma combinação que se mostrou quase imparável até Saur, o Ivysaur de Red o jogar para fora da parede, e foi derrotado por Blasty, O Blastoise de Blue, O Charizard de Green e Saur. Ele finalmente recupera a sua liberdade após a derrota e divide de seus companheiros pássaros.

Muito mais tarde, na saga Gold/Silver, ele reaparece sob posse de Blue com os seus companheiros do trio, Red pega Articuno emprestado de Blue, e Green pega Zapdos, para derrotar Will e Karen, que estavam dominado os três com Ho-Oh e Lugia. E depois disso tudo, ele não apareceu mais.

Curiosidades

Geral

  • Em Red, Blue e Yellow, assim como FireRed e LeafGreen, há binóculos no portão que separa Fuchsia City da Rota 15, através do qual Articuno pode ser visto voando em direção ao mar. Em um lapso de continuidade, ou, possivelmente, devido à fiscalização pelos designers, ainda é visível nos binóculos, se for capturado ou derrotado nas Ilhas Seafoam.
  • Em Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Time e Explorers of Darkness, é o único em seu trio que não pode ser encontrado a menos que o jogador tenha uma senha.
  • Articuno foi o último Pokémon da primeira geração a ser introduzido no anime, e é o único que não aparece na 1ª temporada. (Mew é o último, se as suas aparições em filmes não são contadas).

Nome

  • Articuno é uma óbvia combinação de Artic (Ártico) e Uno (Um)
  • Freezer é Freezer, literalmente.
⯇ Nº 143: Snorlax POKÉDEX NACIONAL Nº 145: Zapdos ⯈
POKÉMON LENDÁRIOS E MÍTICOS
Primeira Geração Segunda Geração Terceira Geração Quarta Geração
144MS.png 145MS.png 146MS.png 150MS.png
151MS.png
243MS.png244MS.png 245MS.png
249MS.png 250MS.png 251MS.png
377MS.png378MS.png 379MS.png
380MS.png 381MS.png 382MS.png
383MS.png 384MS.png 385MS.png
480MS.png 481MS.png 482MS.png
483MS.png 484MS.png 485MS.png
486MS.png 487AMS.png 488MS.png
489MS.png 490MS.png 491MS.png
492AMS.png 493MS.png
Quinta Geração Sexta Geração Sétima Geração Oitava Geração
494MS.png 638MS.png 639MS.png
640MS.png 641MS.png 642MS.png
643MS.png 644MS.png 645MS.png 646MS.png
647MS.png 648MS.png 649MS.png
716MS.png 717MS.png 718MS.png
719MS.png 720MS.png 721MS.png
772MS.png 773MS.png 785MS.png
786MS.png 787MS.png 788MS.png
789MS.png 790MS.png 791MS.png
792MS.png 800MS.png 801MS.png
802MS.png 807MS.png 808MS.png 809MS.png
888MS.png 889MS.png 890MS.png 000MS.png
000MS.png 000MS.png 000MS.png